domingo, 22 de novembro de 2009

CRACAS ???










Cracas, o que são? É muito comum vermos coisinhas parecidas com pedras em encostas proximas às regiões alagadas, como mangues, mares etc. Mas um ponto é certo: não são pedras! O que seriam, então?





Cracas são crustáceos sésseis e marinhos que fazem parte da classe Cirripedia e da ordem Thoracica. Quando adultos possuem o exoesqueleto calcificado em forma de cone, a maioria das cracas são hermafroditas (possuem ambos os sexos), preferem locais rochosos para se instalar mas podem também se fixar no fundo das embarcações, trazendo grandes pejuízos. As cracas, conhecidas como 'Marisco da Ilha do Sal', também são utilizadas na gastronomia. Estranho, não? Comer esses bichinhos?


7 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar nesse nome. Conhecia como ostras. Mas segundo Wikipédia, Craca é o nome comum para os crustáceos marinhos sésseis de vários géneros, da classe cirripedia. Estes animais quando adultos têm o exoesqueleto calcificado composto por várias placas que definem uma forma cónica. As cracas escolhem normalmente substratos rochosos, mas podem fixar-se também a fundos de barcos (onde causam estragos) ou a outros animais (por exemplo baleias).

    ResponderExcluir
  2. No mangue lá do Estuário do Rio Ceará é cheio deles ;D, é muito interessante a visita, recomendo.xD

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que existe a wikipédia viu. O Paulinho foi na fonte. Eu não fazia a mínima idéia do que era.

    ResponderExcluir
  4. Poxa! mto bacana mesmo! já tinha ouvido do prejuizo q elas causam, mas não sabia ao certo o q eram... vlw!

    ResponderExcluir
  5. eu já tinha ouvido falar! não sabia de todos os detalhes...tá legal! as imagens e as explicações também... só não tem como ser ostra pq ostra é um molusco bivalve e tal! e a craca q voces falaram é um crustáceo...
    tá maneiro! vlw...

    ResponderExcluir
  6. CURIOSIDADE gente. Por causa das cracas, o barco fica mais pesado e com mais arrasto hidronâmico, perdendo, conseqüentemente, performance e consumindo bem mais combustível. E se o sistema de refrigeração for afetado, pode até superaquecer e fundir o motor! CUIDADO COM AS CRACAS GRUDADAS NAS EMBARCAÇÕES HEIN.

    ResponderExcluir
  7. tbm não sabia muito ate ter aula de campo... santa rita-natal RN.

    ResponderExcluir