segunda-feira, 23 de novembro de 2009

VALE A PENA CONFERIR !!!

 




A Praia da Barra do Ceará não é própria para banho, mas para quem gosta de história, o lugar traz ruínas do Forte de Nossa Senhora dos Prazeres, com partes soterradas pelas dunas, além de recifes e molhes. A região de mangue proporciona um cenário incrível e pode-se fazer um bellíssimo passeio de barco na região.      

                                              



  Os ecossistemas existentes nesta unidade de Conservação favorecem atividades ligadas a pesca esportiva, ao turismo, prática de esportes náuticos à vela, como o Windsurf, o Kitesurf e caminhadas ecológicas nas dunas e lagoas interdunares. A beleza cênica do Lagamar do Cauípe, marcada pela vegetação nativa litorânea, as dunas móveis na margem direita do rio, as dunas fixas na margem esquerda e o sangradouro do rio em direção à costa atrai muitos visitantes, principalmente nos finais de semana.




Ubajara é conhecida por abrigar o menor Parque Nacional do País. Existem uma variedade de atrativos entre eles, piscinas naturais, cachoeiras, trilhas ecológicas e uma variedade de fauna e flora, que mistura a floresta atlântica com a caatinga nordestina. Destaque para o teleférico que leva o turista até a entrada da gruta. VALE A PENA CONFERIR !!!







domingo, 22 de novembro de 2009

Moluscos na Caatinga...



Quando pensamos em moluscos logo nos vem a cabeça animaizinhos gosmentos que vivem perto do mar ou em regiões muito úmidas. Mas nos enganamos quando achamos que só os encontramos nesses locais.
Podemos encontrar vestígios desses animais em ambientes como esse da foto, onde há água é escassa (bioma de caatinga).Isso é possível porque em épocas de chuva as pedras acumulam água em sua superfície por serem pouco permeáveis. Essas rochas se tornam um ambiente propício a sobrevivência de algumas espécies de moluscos.Mas quando vem o período de extiagem eles não sobrevivem ao clima seco e ficam apenas as suas conchas como registro da sua existência...

POLUIÇÃO fique atento a esse meio de DESTRUIÇÃO !!!







Essa imagem foi fotografada no estuário da barra do ceará , um local que ainda é para muitos moradores fonte de renda e de alimentação mas que infelizmente está sendo destruído.


Em uma entrevista com um antigo morador e pescador da região de nome José Candido de Andrade perguntamos a ele quais as mudanças mais gritantes ocorridas na região. Ele nos relatou que um dos maiores problemas era que a quantidade de peixes presentes no estuário havia diminuído, ele percebeu também que o nível da água estava mais baixo e que o caranguejo já quase não é encontrado na região. Todos esses fatores são causados pela a poluição que só vem aumentando com o passar do tempo e ameaça a região.


A vista do estuário ainda é muito bela e os moradores como o José Candido lamentam muito que, essa beleza natural esteja sendo destruída. Conciência gente, é a palavra do momento.


CRACAS ???










Cracas, o que são? É muito comum vermos coisinhas parecidas com pedras em encostas proximas às regiões alagadas, como mangues, mares etc. Mas um ponto é certo: não são pedras! O que seriam, então?





Cracas são crustáceos sésseis e marinhos que fazem parte da classe Cirripedia e da ordem Thoracica. Quando adultos possuem o exoesqueleto calcificado em forma de cone, a maioria das cracas são hermafroditas (possuem ambos os sexos), preferem locais rochosos para se instalar mas podem também se fixar no fundo das embarcações, trazendo grandes pejuízos. As cracas, conhecidas como 'Marisco da Ilha do Sal', também são utilizadas na gastronomia. Estranho, não? Comer esses bichinhos?


sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Flor ou Inflorecência ????



O que parece ser uma única flor na verdade é um conjunto delas. Cada "pétala" é uma flor e juntas formam o que chamamos de inflorescência. Essa foi uma forma de adaptação que a planta criou para se tornar mais atractiva aos seus polinizadores, como as abelhas.